terça-feira, 15 de junho de 2010

passos de ballet??!!!

eu dês de pequena sempre achei lindo e fáceis os nomes dos passos de ballet, mas hoje eu não os penso assim, o por que? simples hoje eu sei como é difícil uma bailarina decorar e aprender os nomes e as posições corretas dos ballet.


na verdade a minha grande de dificuldade é decorar os nomes pois quando eu sei eu executo corretamente o passo, porém ai esta a maior dificuldade da bailarina é decorar os passos sem falar ou entender um pouquinhooo de francês....


mas ultimamente o que tem me ajudado foi um dicionário que eu achei em um blog que eu adoro, bom ele é um pouquinho grande por isso acho que é melhor eu dividi-lo em duas partes, hoje só o principal como as posições dos braços e pernas e alguns passos básicos, bom lá vai:
Posições e Passos


-Demi-plié (pronuncia-se "demipliê"): Pode ser feito em todas as posições de pés. Os joelhos são flexionados até o máximo que a pessoa conseguir, desde que acompanhe a linha dos pés, sem tirar os calcanhares do chão. Serve para dar impulso aos saltos e a outros passos.

-Tendu (pronuncia-se "tandi"): Uma das pernas fica esticada à frente, ao lado ou atrás do corpo. As duas permanecem viradas para fora, e os ossos dos quadris ficam sempre em linha com os ombros

-Arabesque: Uma perna esticada atrás do corpo. A outra perna, pode estar esticada ou não. Os ombros e os quadris devem estar virados para frente.


-Passé (pronuncia-se "passê")O pé passa pela perna que está como apoio até chegar à altura do joelho. Forma a posição de um número "quatro” no ar. As duas pernas permanecem viradas para fora.


-Attitude (pronuncia-se "atitide"): Uma das pernas fica no ar, ligeiramente dobrada, e a outra fica como apoio. As pernas devem ficar viradas para fora (a coxa da perna que está no ar fica levantada, com o joelho apontando para o lado).

-Pirueta: Pode ser feita em várias posições, como no "passé", "arabesque"e "attitude". A perna de apoio deve estar firme para que o giro saia no lugar. Os braços e a cabeça ajudam a dar o impulso.

-Sissone: É um Salto em que as duas pernas ficam abertas no ar, enquanto o corpo se desloca na direção desejada. O impulso sai do "demi-plié", e as duas pernas saem do chão ao mesmo tempo. Pode ser feito para frente ("en avant"), para trás ("en arrière") ou para o lado ("à la second").


As Principais Posições dos Pés


Em todas as posições, os pés ficam para fora (posição "en dehors"), o que depende de as coxas e os joelhos estarem virados. Esta abertura parte do quadril.
-Primeira Posição Com os calcanhares juntos, os pés ficam abertos um para cada lado, em linha reta. Os joelhos seguem a linha dos dedos dos pés.


-Segunda Posição Partindo da primeira posição os pés ficam afastados entre si por uma distância aproximada de um pé.


-Terceira Posição Com os pés virados para fora, o bailarino coloca um pé na frente do outro, unindo-os. O calcanhar do pé da frente fica na metade do pé de trás.


-Quarta Posição Com os pés cruzados e afastados, um pé fica na frente do outro. Imagina-se que há um pé em posição natural entre eles.


-Quinta Posição Como na terceira posição, os pés ficam unidos uma na frente do outro. O calcanhar de um pé toca os dedos do outro pé.


- sexta posição é os dois calcanhares juntos com os pés retos assim como as pernas



As Principais Posições dos Braços


Existem outras posições de braços, que partem das posições descritas aqui. Seus nomes variam de acordo com os métodos usados, são de origem inglesa, francesa, italiana russa e cubana.

método russo ou vaganova (o que pratico)

-Posição Preparatória: (bras bas) Os braços e as mãos ficam na altura do estômago, arredondados, como se segurasse uma grande melancia. Os cotovelos ficam virados para fora.
-Primeira Posição"Braços abaixados". Como se estivesse segurando uma melancia, as mãos ficam próximas uma da outra e quase tocam as pernas
-Segunda Posição Os braços ficam ao lado do corpo, levemente arredondados. As mãos acompanham a linha dos braços.
-terceira Posição Os braços ficam arredondados, ligeiramente à frente da cabeça.

Royal Academy of Dancing


-Posição preparatoria: igual a da vaganova
-1ª posição: igual a da escola russa
-2ª posição: igual ao metodo vaganova, lembrem-se de não deixar o cotovelo caido, fica parecendo um franginho
-3ª posição: é uma fusão da 2ª com a 1ª, ou seja, cada braço fica em uma posição.
-4ª posição: esse é uma fusão da 2ª com a 5ª. Enquanto um braço está um pouco recurvado ao lado, o outro está ligeiramente adiante da cabeça
-5ª posição: equivale a 3ª do metodo russo

Cecchetti (método italiano)

1ª posição: os braços são curvados e mantidos dos lados com as pontas dos dedos apenas tocando as coxas

2ª posição: corresponde ao método da RAD

3ª posição: um braço permanece em bras bas enquanto o outro está em demi seconde

4ª posição en avant: corresponde à terceira posição da RAD

4ª posição en haut: corresponde à quarta posição da RAD

5ª posição en bas: é o bras bas da RAD

5ª posição en avant: mesma coisa da primeira posição da RAD

5ª posição en haut: quinta posição da RAD



Escola francesa

1ª posição: corresponde ao RAD

2ª posição: corresponde ao RAD

3ª posição: corresponde à quarta posição da RAD

4ª posição: corresponde à terceira posição da RAD

5ª posição: mesma coisa da RAD



---
bom por hoje é só depois eu posto a outra parte
ah! lembre-se que na posição dos braços cada método tem sua diferenças, esse que eu postei é só uma noção geral da posição
bjss

11 comentários:

  1. O ruim do ballet pra mim é que td é em francês...não podia ser ao menos espnhol pra ser mais fácil?
    kkkkkkkkk
    bjãO

    ResponderExcluir
  2. Olá gatOna!
    To anciosa para ler seus novos post!
    bjãO

    ResponderExcluir
  3. Oi fofa seus posts são interessantes ,adoro essas palavras em frances acho tão chique hehehe Beijooosss Juju

    ResponderExcluir
  4. Amei as suas postagens, passa no meu blog o endereço é http://eutambmdanoballet.blogspot.com espero sua visita !

    ResponderExcluir
  5. queria saber qual eh o nome da abertura de frente...poderiam me me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o nome é grand ecarté de segundo posição

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns pelo seu blog! É importante saber o nome de tudo que se faz. E aqui se aprende muito. Eu conheço uma professora de dança que vai adorar estudar os nomes dos paços de dança apresentados aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs
      obrigada, eu tbm acho super importante saber os nomes até mesmo para associar-mos corretamente os passos.
      bjs

      Excluir
  8. kkkk confesso que tmb tenho dificuldades em gravar os nomes de cada passo,mas depois de um tempo a gente acaba se acostumando!! bjss

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, estou fazendo um trabalho sobre balé e gostaria de saber porque o nome dos passos não mudam de idioma, se você puder me ajudar eu agradeço

    ResponderExcluir