domingo, 26 de junho de 2011

a evolução

Alguém já parou para reparar na evolução que o ballet clássico teve ao decorre de sua historia, quero dizer, se for listar tudo ficaria muito logo este poste, afinal no começo a mulher não podia dançar ballet apenas homens, só no final do século XVII que as mulheres entraram em cenas (agora me diga o por que e quando que surgiu o absurdo do preconceito contra homens no ballet), e depois o fato da mudança de figurinos quando Marie Camargo, que causou sensação por encurtar sua saia, calçar sapatos leves e assim poder saltar e mostrar os passos executados; e no final do século XVIII, um movimento liderado por Jean-Georges Noverre, inaugurou o "Ballet de Ação"; e Marie Taglioni frequentemente obtém o crédito e a responsabilidade por ter sido a primeira a dançar na ponta (mas ninguém realmente sabe com certeza) é mencionado que em1832 Marie Taglioni dançou La Sylphide inteiro na ponta. Mas quase certamente existiram dançarinos antes dela que subiram sobre as pontas de seus dedos do pé. É até possível que Marie Camargo tenha feito isso cem anos antes. Existem referências em contas de jornal de várias bailarinas com "dedos do pé fantásticos" ou de "caindo de seus dedos". Mas quem quer que seja realmente a primeira, foi Taglioni que abriu caminho para o desenvolvimento e a revolução da técnica do ballet. Transformou os dedos dos pés em dança.


Mas não vim falar quem foi a primeira nisto ou naquilo e sim da técnica, que veio evoluindo tanto a feminina quanto a masculina. estava assistindo alguns ballets antigo, alguns de 1933, 1948, 1957, enfim eu notei uma diferença gritante, a técnica dos bailarinos e bailarinas e seus preparos físicos, sim porque vamos compara como deveria ser o preparo físico dos bailarinos de 1900 com de hoje, como por exemplo a grande bailarina -que particularmente amo- Maya Plisetskaya que danço durante a era soviética (e claro que depois também, mas como bailarina clássica reinou nesta época) se for compara-la como uma bailarina atual como Svetlana zakharova - outra bailarina maravilhosa- uma pessoa pode até falar que Maya não tinha nem uma flexibilidade como Svetlana, mas Maya reinou e ainda reina no meio do ballet, porque ela deixou a sua marca no ballet, dançou a sua maneira, brilhou de forma única, assim como Galina Ulanova outra que marcou o ballet como uma lenda mas hoje tecnicamente falando não seria tão "en dehor" como Uliana Lopatikna, mas ainda sim nós temos que concordar que ela era maravilhosa em cima de um palco, com sua atuação lírica única, sua técnica única, ou os ''nossos'' lendários bailarinos como Vladimir Vasiliev um dos melhores bailarinos do século XX junto com Mikhail Baryshnikov e Patrick Dupond, em termos técnicos alguém em alguma coisa o alcançaram.

Bom enfim tudo nesta vida evolui e o ballet não é diferente; sabe, meu professor Diego, comentou que um amigo que foi na Bolshoi Moscou disse que praticamente todas as bailarinas russas tem o físico igual da Svetlana, igual a uma ginasta rítmica.

Mas ainda sim todos eles foram e são espetaculares a meu ver...
Então onde vocês podem notar estas diferenças, nos figurinos, cenários, técnicas, expressão,a energia, a paixão pela dança, aonde esta diferenças nestes (e em outros que você tenha assistido) vídeos,de seu ponto de vista?!


 

 





P.S para ser sincera alguns repertorios eu prefiro os mais antigo, como por exemplo, O lago dos cisne ou Esmeralda...
bjs e até

Nenhum comentário:

Postar um comentário