quinta-feira, 9 de junho de 2011

A rainha do Kirov

Ulyana Lopatkina,

uma bailarina que me faz suspirar quando a vejo em um vídeo, uma bailarina que me faz sonhar...

admiro muito Ulyana, não só no palco mas como pessoa...
já li diversas entrevista dela, onde ela se mostrou uma pessoa centrada e principalmente apaixonada pela dança, pela arte em todos os sentidos, pois ela também gosta de desenhar em seu tempo livre (quase nunca pois ela esta sempre ensaiando ou brincando com sua filha Masha de 9 anos(com o arquiteto, escritor Vladimir Kornev, com quem é casada), e a dança por si só já  envolve a musica...

hoje aos 37 anos (nascida em 23 de outubro de 1973, em Kerch, Ucrânia, onde viveu até seus 10 anos)  , Ulyana já é considerado um ícone do ballet mundial, pois já ganhou diverso premio tanto na Rússia quando no mundo, tais como: Concurso Internacional Vaganova-prix (São Petersburgo, 1991). Golden Sofit (1995), the Golden Mask(1997), Prix Benois de la Danse (1997), the Baltika prize (1997 e 2001), the Evening Standard (1998), State Prize of Russia (1999), Honoured Artist of Russia (2000), People's Artist of Russia (2006). Golden SOFIT (1995).

Lopatkina supera em papéis clássicos e dramática. Ela é um exemplo perfeito da Escola Russa (Kirov), com membros de salgueiros, uma Força de Aço e uma Pureza de Linhas Clássicas, bem como uma musicalidade instintiva.
Seu repertório inclui: Giselle (Giselle, Myrtha), Le Corsaire (Medora), La Bayadère (Nikia), Grand pas de Paquita, A Bela Adormecida (Fada Lilás), O Lago dos Cisnes (Odette-Odile), Raymonda (Raymonda, Clemans), Scheherazade (Zobeide), A Fonte da Bakhchisarai (Zarema), The Legend of Love (Mekhmeneh Bahnu), Sinfonia de Leningrado (The Girl), Pas de Quatre (Маria Taglioni), Serenade, Piano Concerto No. 2 (Ballet Imperial), Sinfonia em C (2 Movement), La Valse, jóias (diamantes), na Noite, O Quebra-Nozes (destaques: professora e aluna), Le Jeune Homme et la Mort, Goya-Divertissement, Le Baiser de la Fee ( Fada), Le Poeme de l'Extase, no meio.

partes de documentarios:


preste atenção na ultima parte do documentario,
aparece a filha dela eu adoro esta parte:



tradução da pequena parte de Ulyana:

-este é um papel especialmente exigente, a pose particular dos braços, o posicionamento do corpo, assim como um violino é afinado a cada vez antes de ser tocado, assim que o desempenho está "sintonizado" para soar como deveria...
-quando você vai no palco pela primeira vez é difícil, porque é a primeira vez. quando você vai no palco 10 ou 15 vezes, cada um tem o seu desempenho absoluto próprio, as dificuldades individuais por causa do dia especial, por causa do que está acontecendo ao seu redor.

-Os desempenhos de vídeos não transmitem o sentimento que existe durante um ballet. Material de vídeo são "alimentos pré-embalados". venham a performance ao vivo. O tempo passa com tanta rapidez que cada dia é importante. amanhã eu tenho O Lago dos Cisnes. venham amanhã!

(desculpe-me se tiver algo errado na tradução, mas meu vocabulário ainda não esta completo, por isso em algumas partes tive que dar uma mudada par ficar correto a minha maneira...)





 e ainda alguns dizem que ela não tem uma expressão facial
'limpa', assistam qualquer repertório
que ela esteja presente
e depois me fale!

P.S: quem quiser saber um pouco mais sobre ela este site é otimo porem é em inglês, mas nada como o google translator(tradutor)

bjs e até

fontes das imagens:
1, 2 ,3, 4, 5

3 comentários:

  1. Eu tbm a admiro e a amo demais! Ela é sensacional! Creio que se um dia, for a algum ballet, com ela, vou sair de lá direto para o Hospital, pq é certo de no final ter um infarto de tanto que vou chorar...

    ResponderExcluir
  2. rsrs
    tenho um dvd de o lago dos cisnes com ela
    eu amo muito...
    creio que em uma apresentação ao vivo eu morro, mas morro feliz
    bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  3. Plá ! Estou começando a estudar a Ulyana. Ela tem um rosto perfeito ! Eu vi ela ensaiando o lago dos cisnes ! Impecável ! Sonho um dia dançar esse repertório nem que seja no corpo de baile ! dia 19 me apresento aqui na minha cidade, to quase morta de tanto ensaiar ! Bjs!

    ResponderExcluir