quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Nina Sorokina

No dia 8 de Outubro (sábado), morreu uma grande bailarina da USSR aos 69 anos, que sinceramente não conhecia muito bem seu trabalho, mas o pouco que já havia contemplado era, ou melhor é, e sempre será, maravilhoso.Nina Sorokina nasceu em 13 de maio de 1942, em Moscou.

Ela estudou na Escola Coreográfica de Moscou, antes de entrar para o Bolshoi em 1961 . E era um medalhista de ouro em Varna e no Internacional Ballet de Moscou primeira competição, sendo uma parceria em ambas as vezes por seu marido, Yuri Vladimorv.

ela já havia dançado praticamente todos os ballets clássicos, tais, como: O lago dos Cisnes; A bela adormecida; Spartacus; Don quixote; Chamas de Paris; Giselle, entre outros.

Em 1974 ela participou da versão cinematográfica do ballet (e livro)- cuja é meu preferido, e foi assim que conheci seu trabalho e comecei a me interessar- Anna Karenina . Havia três grandes bailarinas do Bolshoi, que surgiu como estrelas na década de 1960 e todos os três deles morreram dentro de poucos anos um do outro. Natalia Bessmertnova foi o primeira a falecer. Em seguida, Ekaterina Maximova morreu. Agora, a última das grandes bailarinas a surgir na década de 1960, Nina Sorokina. Havia grandes bailarinas que surgiram mais cedo, com Maya Plisetskaya como destaque. A principal estrela a surgir na década de 1970 foi Lyudmila Semenyaka. Não existem outros grandes bailarinas esquerda, que emergiu como estrelas no Teatro Bolshoi em 1960. A morte de Sorokina coloca um triste fim para uma geração com 3 bailarinas memorável no Teatro Bolshoi.








Nina e seu marido, Yuri




Nina Sorokina, sua professora Marina Semyonova
e sua amiga Natalia Bessmertnova.






que esta bailarina continue como um exemplo que ela é....

  fontes: 1, 2, 3, 4 e 5

bjs e até

Um comentário:

  1. Assumo que ainda não ouvi falar nela,mas assisti seu primeiro vídeo dessa postagem e gostei!
    Beeijos!

    Ah!Tem sorteio lá no blog!

    ResponderExcluir